sexta-feira, 18 de março de 2011

Empresas exploram turismo de aventura no RN

Empresários contam com apoio do Sebrae no estado para ampliar a competitividade e promover o desenvolvimento dessa modalidade de negócio

Por: Cleonildo Mello

Natal - O Sebrae no Rio Grande do Norte capacitou 40 empresas ligadas ao setor de ecoturismo e turismo de aventura com o objetivo de ampliar a competitividade e promover o desenvolvimento dessa modalidade de negócio na região. As ações envolvem a realização de oficinas e participação dos empresários em eventos do setor e no Programa Empreender.

De acordo com uma das gestoras do projeto Turismo de Aventura do Sebrae no estado, Marina Deusdará, uma das metas é incluir os participantes no Programa Aventura Segura, cujo propósito é certificar as empresas de todo o país com foco no desenvolvimento com qualidade, sustentabilidade e, principalmente, segurança. “Esse é um trabalho que leva em torno de dois anos. Contudo, queremos estimular a certificação do grupo”, afirma a gestora.

O Sebrae montou um núcleo de empresários e comprovou que a união traria vários benefícios. “Agora, estamos identificando os pontos que precisam ser melhorados e, a partir daí, estruturar novas ações”.

A ideia é identificar regiões com potencial para atividades radicais ou com forte apelo ecológico. São áreas como o município de Patu, que tem potencial para a prática de voo livre, e São Miguel do Gostoso, onde o litoral com ondas e fortes ventos favorece o kitesurf. Já na divisa com a Paraíba, na cidade de Passa-e-Fica, a Pedra da Boca é ideal para o rapel. Porções nativas de Mata Atlântica fazem de Pium o local propício a trilhas e arvorismo, enquanto os sítios arqueológicos do Lajedo de Soledade, na cidade de Apodi, mantêm em rochas calcárias inscrições rupestres e fósseis da era glacial, uma paisagem de encher os olhos do visitante.

A empresária Roberta Rodrigues é uma das que apostam no poder gerador de negócios do segmento há pelo menos 12 anos. Ela é proprietária da Mandacaru Expedições - empresa instalada na praia de Pipa que organiza passeios ecológicos para diversos trechos do estado - e participa do grupo montado pelo Sebrae. O estímulo à união fez Roberta Rodrigues e mais sete empreendedores do setor abrirem uma representação da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) no Rio Grande do Norte em dezembro do ano passado.

“Estamos desenvolvendo nosso planejamento. Junto com o Sebrae, queremos promover ações para apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento do segmento aqui no Rio Grande do Norte. Os números do turismo de aventura estão crescendo em todo o mundo e temos o próprio Brasil como espelho”, diz Rodrigues.

Serviço:
Rio Grande do Norte
(84) 3616.7910 -
www.rn.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário: