terça-feira, 29 de março de 2011

Como transformar os dados de sua empresa em informações estratégicas

Pesquisa da Avanade, provedora de serviços de TI, mostra que as empresas estão cada vez mais “viciadas” em dados, mas muitas não sabem o que fazer com essas informações.


Por Viviane Maia


E-mails, relatórios, comunicados, informações oriundas de redes sociais e da internet. A cada instante, os executivos recebem uma enxurrada de dados. Segundo a pesquisa “O impacto empresarial da grande quantidade de dados”, encomendada pela Avanade, provedora de serviços de TI, 56% dos executivos afirmam estar sobrecarregados pela quantidade de dados que suas empresas gerenciam.


Muitos (62%) também relataram que gastaram tempo com dados irrelevantes em momentos cruciais e outros 46% dos entrevistados informaram ter tomado alguma decisão equivocada devido a dados imprecisos ou desatualizados.


A perspectiva para os próximos anos não é diferente. Estima-se que o volume de dados nas empresas deve crescer 650% em cinco anos. “Já chegamos à época dos zettabytes (1 trilhão de gigabytes)”, afirma Tyson Hartman, chefe global do departamento de tecnologia (CTO) da Avanade. “Daqui para frente, a gestão de dados passa a ser obrigatória”.


Então, como fazer o armazenamento de dados da melhor forma e separar o que realmente interessa do que não importa para a empresa? Hartman, mentor da pesquisa que foi conduzida pela Kelton Research, aconselha as empresas a começarem pelas informações relativas ao relacionamento com clientes e vendas. Para o executivo, estes dados são críticos para a tomada de decisões estratégicas. “É a partir deles que as empresas encontram oportunidades de ampliar a receita e podem encontrar erros de estratégia”, afirma o CTO da Avanade.


Para isso, Hartman avalia que a empresa precisa alinhar processos, investir em equipamentos e software e ter profissionais mais ágeis e eficientes na extração de dados. Veja outras dicas do especialista:


- Prepare a empresa para receber os dados. Utilize um software específico para a análise de dados.


- Estabeleça uma ordem de importância ao fazer o armazenamento de dados. Os profissionais com habilidade de separar o que interessa do que não é tão relevante terão o papel fundamental nessa tarefa. De acordo com o levantamento, um entre cada três executivos acredita que o acesso a mais fontes de dados permitiria executar melhor suas tarefas.


- Distribua as informações de forma automática e inteligente. De acordo com a pesquisa da Avanade, 61% dos entrevistados afirmam querer acesso mais rápido aos dados e a justificativa é manter o nível de serviços ao cliente.


- Dados em mãos, chega a hora de aplicá-los em sua empresa. Para isso, integre pessoas, processos e tecnologias. Pense em ter uma equipe ou um representante do time que seja o gestor do conhecimento. Esse profissional será o catalisador para que outros funcionários utilizem mais as informações de diferentes lugares e possa extrair da melhor forma os dados para criar outros projetos, oportunidades de negócios e também auxiliar na tomada de decisões importantes.

Nenhum comentário: