Pesquisa da Avanade, provedora de serviços de TI, mostra que as empresas estão cada vez mais “viciadas” em dados, mas muitas não sabem o que fazer com essas informações.
Por Viviane Maia

Muitos (62%) também relataram que gastaram tempo com dados irrelevantes em momentos cruciais e outros 46% dos entrevistados informaram ter tomado alguma decisão equivocada devido a dados imprecisos ou desatualizados.
A perspectiva para os próximos anos não é diferente. Estima-se que o volume de dados nas empresas deve crescer 650% em cinco anos. “Já chegamos à época dos zettabytes (1 trilhão de gigabytes)”, afirma Tyson Hartman, chefe global do departamento de tecnologia (CTO) da Avanade. “Daqui para frente, a gestão de dados passa a ser obrigatória”.
Então, como fazer o armazenamento de dados da melhor forma e separar o que realmente interessa do que não importa para a empresa? Hartman, mentor da pesquisa que foi conduzida pela Kelton Research, aconselha as empresas a começarem pelas informações relativas ao relacionamento com clientes e vendas. Para o executivo, estes dados são críticos para a tomada de decisões estratégicas. “É a partir deles que as empresas encontram oportunidades de ampliar a receita e podem encontrar erros de estratégia”, afirma o CTO da Avanade.
Para isso, Hartman avalia que a empresa precisa alinhar processos, investir em equipamentos e software e ter profissionais mais ágeis e eficientes na extração de dados. Veja outras dicas do especialista:
- Prepare a empresa para receber os dados. Utilize um software específico para a análise de dados.
- Estabeleça uma ordem de importância ao fazer o armazenamento de dados. Os profissionais com habilidade de separar o que interessa do que não é tão relevante terão o papel fundamental nessa tarefa. De acordo com o levantamento, um entre cada três executivos acredita que o acesso a mais fontes de dados permitiria executar melhor suas tarefas.
- Distribua as informações de forma automática e inteligente. De acordo com a pesquisa da Avanade, 61% dos entrevistados afirmam querer acesso mais rápido aos dados e a justificativa é manter o nível de serviços ao cliente.
- Dados em mãos, chega a hora de aplicá-los em sua empresa. Para isso, integre pessoas, processos e tecnologias. Pense em ter uma equipe ou um representante do time que seja o gestor do conhecimento. Esse profissional será o catalisador para que outros funcionários utilizem mais as informações de diferentes lugares e possa extrair da melhor forma os dados para criar outros projetos, oportunidades de negócios e também auxiliar na tomada de decisões importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário