domingo, 10 de janeiro de 2010

A publicidade já bate bola

Patrocinadores e anunciantes de todo o País já começam a associar seus produtos ao maior campeonato de futebol do mundo. Pegando carona na fama do futebol nacional, os publicitários apostam em todas as mídias para despertar desde já o torcedor e também o consumidor brasileiro

Por: André Teixeira

A poucos meses do início da Copa do Mundo na África do Sul, materiais publicitários relacionados ao evento futebolístico já começam a entrar em campo nos meios de comunicação. A grandiosidade do campeonato diversifica o trabalho das agências publicitárias, que pretendem atingir setores diversos e usar todas as mídias possíveis.

Passado o Natal e o réveillon, as agências publicitárias começam a ter maior demanda de campanhas para a Copa. As propagandas pegam carona na notoriedade do campeonato mundial e a qualidade do futebol nacional, cuja seleção é a única com cinco títulos de campeão. Também citam frequentemente o "espírito guerreiro`` do brasileiro. A cerveja Brahma, por exemplo, em propaganda vinculada na TV, apresenta os jogadores da seleção brasileira como guerreiros e a partida de futebol, como batalha.

Já a concessionária de automóveis Ceará Motor optou pelo anúncio em jornal impresso que diz ao cliente para "sair bem na passeata do hexa, com um veículo Volkswagen".

A Íntegra Comunicação, de Fortaleza, também vem sugerindo a seus clientes associar o material publicitário ao campeonato de futebol. Segundo a responsável pela mídia da agência, Rubênia Rocha, 80% do material produzido pela empresa já faz alusão à Copa. Ela tem apostado em calendários com data dos jogos e brindes para sorteio.

O redator da Promossel, Mário Ribeiro, diz que sua agência alcança clientes de várias áreas, principalmente o varejo automotivo. A estratégia é utilizar mídias diversas, como TV, jornal impresso, rádio, Internet, anúncios temáticos, panfletagem e até campanhas completas.

A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) proíbe referências a marcas da Copa do Mundo em peças publicitárias & exceto para patrocinadores oficiais. Mas a grandiosidade do evento diversifica a forma de inserção de agências do ramo, driblando as normas da federação.

2014
Algumas campanhas publicitárias já citam também a Copa de 2014, na qual Fortaleza será uma das 12 cidades brasileiras subsedes. A visibilidade mundial do evento é uma oportunidade de mostrar material publicitário para o mundo todo.

A Radash Marketing Criativo, em parceria com agências internacionais de notícia, desenvolve para 2011 o site Ceará na Copa. Além de notícias relativas aos jogos sediados em Fortaleza, o portal vai ofertar informações voltadas aos visitantes, como serviço de hospedagem e turismo. ``A ideia é ser um canal catalisador entre o evento e os turistas``, diz o diretor da agência, Fernando Fridschtein.

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