sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Pequenos investem em ideias simples

A simplicidade pode ser uma aliada para a inovação das micros e pequenas empresas

Por: Carlos Henrique Coelho

Se colocarmos uma costureira de costas para a outra elas vão conversar menos e render mais no trabalho``. A definição, curta e simples, é da gestora estadual do Projeto de Agentes Locais de Inovação (Ali), formatado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Edda Cunha. É bem por aí mesmo que o sistema de inovação acontece dentro das empresas de menor porte. ``A compreensão é difícil, mas a ação é fácil e fazemos isto todos os dias``, resume Cunha.

Segundo a gestora, cerca de mil micros e pequenas empresas do Estado serão capacitadas com o objetivo de promover a inovação. A ação é uma parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e terá investimento inicial de R$ 3 milhões. ``Inovar é promover qualquer valor agregado``, diz.

Interiorização

O superintendente do Sebrae-CE, Carlos Cruz, considera importante a interiorização da economia cearense. Ele afirma que o novo programa tem por objetivo também resolver algumas desigualdades locais. ``A inovação precisa chegar às pessoas em âmbito local, regional e nacional``, avalia Carlos Cruz.

Existe também a preocupação de estimular e promover a importância da inovação para a competitividade. ``O Sebrae tem projetos de gestão e tecnologia. Queremos fazer com que os empresários entendam o que é inovar``, define Edda Cunha.

Para atender aos pequenos empresários do Ceará, vinte agentes foram submetidos a 198 horas de capacitação. Neste primeiro momento, o objetivo do Sebrae-CE é chegar aos empreendedores da Região Metropolitana de Fortaleza, na área de confecção, do Vale do Jaguaribe e Sertão Central com laticínios, e a indústria de calçados do Cariri.

A Região Metropolitana de Fortaleza representa 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Segundo Carlos Cruz, os Agentes Locais de Inovação deverão ser uma ponte para que os negócios se desenvolvam também no Interior. ``O papel dos agentes será o de estabelecer a conexão entre as empresas assistidas pelo projeto e instituições de ciência e tecnologia e assim aumentar a competitividade da empresas``, analisa.

Nenhum comentário: