quinta-feira, 23 de abril de 2009

Jorge Gerdau, O Homem de Aço.

Jorge Gerdau é presidente do Grupo Gerdau. A empresa foi fundada em Porto Alegre, em 1901, pelo seu bisavô materno. Alguns anos mais tarde num lance audacioso, o pai de Jorge, Curt Johanpeter, que liderava o negócio nessa época, comprou a Siderúrgica Riograndense para contornar o problema do suprimento de aço e assim produzir pregos.


Aos 14 anos de idade, Jorge começou a trabalhar na fábrica nas férias escolares, operando máquinas, convivendo diretamente com os operários, o que por certo lhe deu uma visão realista e pragmática da vida empresarial. Passou por todos os setores, deste que se formou em Direito, em 1961, até assumir a presidência da siderúrgica, 1983.


Hoje, o Grupo Gerdau engloba quase duas dezenas de empresas de metalurgia e siderurgia que produzem milhões de toneladas de aço por ano e empregam milhares de pessoas no Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Estados Unidos e Canadá.


O grande sucesso da companhia se deve a algo intangível: o compromisso com a qualidade, expresso nas diretrizes que seu presidente e líder Jorge Gerdau Johanpeter, procura difundir pelo país. Jorge buscou deste o inicio, transcender as paredes de sua empresa. Despertou para a necessidade de liderar também a comunidade empresarial e o setor siderúrgico como um todo. Com vinte e poucos anos, ainda estudante de Direito, já integrava os quadros da Federação das Indústrias no seu estado natal, o Rio Grande do Sul.


Alguns anos mais tarde criou o Programa Nacional de Qualidade e se engajou na busca de soluções para a execução das reformas estruturais necessárias ao Brasil. Foi também um dos líderes fundadores do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Depois seu objetivo passou a ser expandir sua lição, agregando eficiência a outras instituições brasileiras, públicas e privadas.


Por: César Souza

Faça seu comentário!

Um comentário:

maria clara disse...

gostaria muito de conhecer essa pessoa espetacular que chama se gerdau,adimiro muito vc.tudo de bom. bjocas thau...