quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cultura da Inovação


Estar permanentemente adaptado às demandas do mercado está cada vez mais valorizado pelas organizações. Ter em mãos soluções inéditas,alinhadas com as necessidades de um determinado público alvo, e rapidamente, são quesitos para implantar novas idéias com sucesso e garantir a sobrevivência no mundo corporativo. Dar conta das tarefas corriqueiras, cumprir prazos e metas, estão na base do que é esperado de cada profissional, mas não fazem mais parte dos itens necessários para quem deseja se destacar. Para ser bem-sucedido, agora é necessário se reinventar, achar soluções novas e desafiadoras. E se isto vale para quem é empregado, atenção, para as empresas ainda mais. As companhias estão muito preocupadas com as novidades da concorrência. Permanecer e alcançar o sucesso neste meio competitivo não é fácil, porém possível quando existe foco e a gestão para a implantação de novas idéias.É preciso cuidar da cultura da inovação. Boas idéias nem sempre estão de acordo com as demandas da empresa.


Para acertar, e evitar a perda de tempo, com processos desnecessários, primeiro, é fundamental saber se a companhia tem uma política de apoio à inovação bem definida. Se tiver, é só seguir os passos. Os parâmetros estabelecidos servirão para orientar o dono da idéia, a pessoa saberá se o que deseja apresentar está dentro da estratégia da empresa, e ainda poderão estimular a criatividade.

Caso não exista um processo de gestão, os colaboradores deverão pesquisar e seguir procedimentos estabelecidos nas empresas onde existe a cultura da inovação. Fora destes padrões, a avaliação da idéia pode acarretar em despesas.

Independente do setor, há criatividade de sobra nas empresas brasileiras. Pensar que somente os funcionários das áreas de marketing e publicidade precisam criar constantemente é errado.
“Quando as pessoas têm clareza sobre o caminho que a empresa precisa seguir e o ambiente empresarial tem por hábito comemorar sucessos, qualquer um pode criar e gerar boas idéias”, explica Renata Cherubini, executiva da Federação das Indústrias do Paraná.Reconhecer o talento e as contribuições de quem tem ou teve idéias implantadas, estimula os funcionários de forma saudável. Estas pessoas, além de se sentirem úteis, colaboram para a permanência da empresa no mercado. Oferecem soluções que reduzem custos para o lançamento de produtos e serviços, e aumentam as chances de sucesso dos mesmos.

São muitos os benefícios para as empresas com a cultura da inovação, aquelas que não possuem correm o risco de ficar para trás. Mesmo que seja necessário investir recursos, aplicar capital em projetos que apresentam mais riscos, as companhias devem avaliar a implantação dos mesmos, pois, se bem sucedidos, podem gerar melhores resultados.Ainda segundo Cherubini, os recursos financeiros não podem ser entrave para a atualização das empresas. Estar atento às mudanças e trabalhar para encontrar melhores formas de gestão, de processos ou pessoas, devem ser prioridades. Antigas estruturas e processos devem ser deixados de lado se a intenção for inovar.
Captando novidades
Muitas idéias se originam de atividades como conversas, observações de práticas diárias, uso de novas tecnologias, opiniões de clientes, da concorrência, do mercado. E também do acompanhamento de tendências. Apesar da “geração espontânea”, projetos de novos produtos e negócios podem ser realizados por colaboradores com dedicação integral.Pessoas ou grupos, submetidos às condições estruturais de cada organização, que tenham menos compromissos com a produção diária, e as formalidades cotidianas, podem dispor de mais liberdade para propor e experimentar novas soluções. No entanto, o isolamento total destas pessoas pode ser contra a criatividade. Os considerados pouco criativos podem se sentir desestimulados a criar, enquanto os criativos podem se sentir pressionados a terem soluções geniais. Separar times por projeto equilibra as responsabilidades pelas tarefas inovadoras com as triviais.
Por: Julyana Rosa
Fonte: Revista Ser Mais

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