Estar permanentemente adaptado às demandas do mercado está cada vez mais valorizado pelas organizações. Ter em mãos soluções inéditas,alinhadas com as necessidades de um determinado público alvo, e rapidamente, são quesitos para implantar novas idéias com sucesso e garantir a sobrevivência no mundo corporativo. Dar conta das tarefas corriqueiras, cumprir prazos e metas, estão na base do que é esperado de cada profissional, mas não fazem mais parte dos itens necessários para quem deseja se destacar. Para ser bem-sucedido, agora é necessário se reinventar, achar soluções novas e desafiadoras. E se isto vale para quem é empregado, atenção, para as empresas ainda mais. As companhias estão muito preocupadas com as novidades da concorrência. Permanecer e alcançar o sucesso neste meio competitivo não é fácil, porém possível quando existe foco e a gestão para a implantação de novas idéias.É preciso cuidar da cultura da inovação. Boas idéias nem sempre estão de acordo com as demandas da empresa.
Para acertar, e evitar a perda de tempo, com processos desnecessários, primeiro, é fundamental saber se a companhia tem uma política de apoio à inovação bem definida. Se tiver, é só seguir os passos. Os parâmetros estabelecidos servirão para orientar o dono da idéia, a pessoa saberá se o que deseja apresentar está dentro da estratégia da empresa, e ainda poderão estimular a criatividade.
Caso não exista um processo de gestão, os colaboradores deverão pesquisar e seguir procedimentos estabelecidos nas empresas onde existe a cultura da inovação. Fora destes padrões, a avaliação da idéia pode acarretar em despesas.
Independente do setor, há criatividade de sobra nas empresas brasileiras. Pensar que somente os funcionários das áreas de marketing e publicidade precisam criar constantemente é errado.
“Quando as pessoas têm clareza sobre o caminho que a empresa precisa seguir e o ambiente empresarial tem por hábito comemorar sucessos, qualquer um pode criar e gerar boas idéias”, explica Renata Cherubini, executiva da Federação das Indústrias do Paraná.Reconhecer o talento e as contribuições de quem tem ou teve idéias implantadas, estimula os funcionários de forma saudável. Estas pessoas, além de se sentirem úteis, colaboram para a permanência da empresa no mercado. Oferecem soluções que reduzem custos para o lançamento de produtos e serviços, e aumentam as chances de sucesso dos mesmos.
São muitos os benefícios para as empresas com a cultura da inovação, aquelas que não possuem correm o risco de ficar para trás. Mesmo que seja necessário investir recursos, aplicar capital em projetos que apresentam mais riscos, as companhias devem avaliar a implantação dos mesmos, pois, se bem sucedidos, podem gerar melhores resultados.Ainda segundo Cherubini, os recursos financeiros não podem ser entrave para a atualização das empresas. Estar atento às mudanças e trabalhar para encontrar melhores formas de gestão, de processos ou pessoas, devem ser prioridades. Antigas estruturas e processos devem ser deixados de lado se a intenção for inovar.
Captando novidades
Muitas idéias se originam de atividades como conversas, observações de práticas diárias, uso de novas tecnologias, opiniões de clientes, da concorrência, do mercado. E também do acompanhamento de tendências. Apesar da “geração espontânea”, projetos de novos produtos e negócios podem ser realizados por colaboradores com dedicação integral.Pessoas ou grupos, submetidos às condições estruturais de cada organização, que tenham menos compromissos com a produção diária, e as formalidades cotidianas, podem dispor de mais liberdade para propor e experimentar novas soluções. No entanto, o isolamento total destas pessoas pode ser contra a criatividade. Os considerados pouco criativos podem se sentir desestimulados a criar, enquanto os criativos podem se sentir pressionados a terem soluções geniais. Separar times por projeto equilibra as responsabilidades pelas tarefas inovadoras com as triviais.
Por: Julyana Rosa
Fonte: Revista Ser Mais
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