sábado, 29 de janeiro de 2011

Sebrae quer fomentar a produção de artesanato no RN

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Sílvio Bezerra, propõe parceria entre Sebrae, Estado e Municípios para fortalecer e incrementar a produção de artesanato nas diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Annapaula Freire e Cleonildo Mello

Governadora Rosalba Ciarlini e Sílvio Bezerra participam da abertura da Fiart


Reunir os principais polos para produzir artesanato em larga escala para atender às demandas do meio corporativo do Estado e abrir novos mercados para escoamento da produção, através de parcerias com governo do Estado e prefeituras. A proposta foi lançada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Sílvio Bezerra, durante a abertura oficial da 15ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que está sendo realizada até o próximo domingo (30), no Centro de Convenções de Natal.

Ao lado do diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, o presidente do CDE lançou a ideia de estimular a união e capacitação do segmento artesanal para produzir peças em série, que possam ser adquiridas por empresas locais e repassadas, por exemplo, como brindes em datas comemorativas. “É com satisfação que o Sebrae está presente na Fiart e a ideia é ampliar essa parceria”, disse Sílvio Bezerra para a governadora Rosalba Ciarlini, sinalizando uma possível parceria para incrementar a produção artesanal do Rio Grande do Norte. “Temos total interesse de fomentar o crescimento e fortalecimento do artesanato do Estado e vamos trabalhar para isso”, declarou Silvio Bezerra, durante a solenidade.

O Sebrae é um dos parceiros da Fiart e está com três espaços na feira: Casa Sebrae, o Espaço de Comercialização e o Território Seridó, novo projeto da Instituição que foi lançado no evento. Para a Fiart, foram convidados diversos artesãos e cooperativas atendidas pelo projeto de Artesanato do Sebrae.

DEDICAÇÃO - Entre traços, linhas e curvas dos belíssimos bordados da região do Seridó existem, mãos dedicadas, porém um rosto prevalece nas criações típicas das artesãs daquela localidade. Quando as irmãs Dirce e Dilma saíram pelas ruas de Natal, de Currais Novos e de Caicó para divulgarem as peças de uso em cama, mesa e banho, nenhum seridoense poderia imaginar a força que os bordados influenciariam na identidade da região. Dilma Medeiros Josué tem 86 anos e desde os 12 anos dedica-se a produzir criações em tecido. Antes acompanhada da irmã (já falecida e com o talento de bordar a mão), a exímia costureira propagou a arte pelas terras de sua cidade natal: Caicó.

O processo das peças artesanais começa de uma idéia abstrata que se transforma em uma espécie de stence. Do esboço, a idéia parte para as mãos habilidosas na técnica da costura. A anciã, depois de anos dedicados ao trabalho braçal em máquinas de costura, se concentra em apenas criar os desenhos que serão transformados em flores, folhas e outras formas no tecido. Até hoje, os desenhos de Dilma são os mais requisitados. Uma criação sua foi levada para o Vaticano e serve como toalha de mesa para o papa Bento XVI.

Do esforço de Dilma, várias mulheres do Seridó adotaram a prática da costura como ganha pão e dão luz aos célebres bordados seridoenses. A criatividade e o empreendedorismo da pioneira criaram, inclusive, um dos eventos de maior renome do município de Caicó: a Feira de Santana. Junto com Dirce, agregaram as primeiras bordadeiras a fim de comercializar seus trabalhos na Feira.

A criadora integra a Associação das Bordadeiras e Artesãs do Seridó e foi escolhida para representar o grupo na solenidade de abertura da 16ª Fiart. Dilma entregou a governadora Rosalba Ciarlini uma peça artesanal em formato do Arco de Santana. “É em símbolo de reciprocidade, de que ela precisa fazer algo por nós”, disse.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN

Nenhum comentário: