sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Casa Sebrae mostra potencial decorativo do artesanato

Estrutura montada em feira internacional, no Rio Grande do Norte, evidencia como peças populares podem ser usadas na ambientação

Cleonildo Mello


Rio Grande do Norte - Para provar que o artesanato também é capaz de criar espaços confortáveis, elegantes e agradáveis sem necessariamente ter de recorrer ao estilo rústico, o Sebrae no Rio Grande do Norte montou um espaço que demonstra a utilização desse tipo de trabalho na decoração do lar com bom gosto e em vários estilos. A Casa Sebrae é uma das atrações da 15ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), realizada no Centro de Convenções de Natal até domingo (30). O evento reúne 1,6 mil artesãos de diversos estados e de 18 países. O Sebrae é um dos realizadores da Fiart.

A Casa Sebrae tem chamado a atenção dos visitantes desde a abertura do evento, no último fim de semana. Cada cômodo recebeu um toque de identidade da cultura potiguar. Há exemplares da produção artesanal de diversos municípios do Rio Grande do Norte. Pode-se ver da arte sacra de Santa Cruz ao labirinto da praia de Touros, passando pelo artesanato em preto e branco (tipologia utilitária com ênfase nas cores do petróleo e do sal) de Mossoró, pelas peças delicadas em fibra de coco de Ponta do Mel e em palha de carnaúba de Ceará-Mirim.

No terraço, uma rede com bordados – artigo típico do Seridó – dá um charme e ar despojado à varanda, composta também de adega com cachaças de alambique produzidas em cidades do Litoral Sul do estado, especialmente em Goianinha. No local, também estão flores ornamentais traduzidas em arranjos.

“Nossa proposta é apresentar o artesanato potiguar como elemento fundamental para decorar ambientes de todos os estilos, do rústico ao clássico e, assim, estimular a aquisição desses produtos por parte de consumidores, arquitetos e decoradores do estado”, explica a gestora do projeto de Artesanato do Sebrae no Rio Grande do Norte, Jupira Nunes. Estimativas indicam que até o término da feira 70 mil pessoas visitem o local e prestigiem o trabalho dos artesãos.

Por: Agência SEBRAE RN de Notícias

Nenhum comentário: