domingo, 21 de março de 2010

Planeje o seu futuro agora

Planos de previdência, poupança, renda fixa, mercado de ações. Qual o melhor investimentos para garantir a sua aposentadoria? Essa é uma pergunta, cuja resposta depende de muitas variáveis

Por: Helaine Oliveira

O que você planeja para o seu futuro? Ainda é pequeno o número de pessoas que se prepara para a velhice, embora essa seja uma questão fundamental, diante da expectativa de ampliação da média de vida da população.

Para ter uma renda razoável e direito a viagens, saúde e lazer é importante aprender a guardar um dinheiro para o futuro. Além dos vários planos de previdência privada oferecidos pelo mercado, é possível você fazer sozinho seu planejamento financeiro. Entretanto, isso exige disciplina e uma boa avaliação dos investimentos. Para quem não quer ter esse trabalho, os analistas recomendam os planos de previdência.

De acordo com o economista Andrei Simonassi, quanto mais cedo iniciar o investimento, melhor. ``Se você começar a depositar R$ 50 por mês para o seu filho de cinco anos, por exemplo, quando ele tiver 20 anos a conta já vai pelo menos R$ 25 mil, que ele pode retirar para complemento dos estudos, se preferir``, explica. Simonassi afirma ainda que para dar início a um plano de previdência privada, o primeiro passo é o planejamento.

``A pessoa deve colocar todas as contas no papel, incluindo até os gastos mais supérfluos, como chicletes ou maços de cigarros comprados, por exemplo. Em seguida deve-se comparar com a receita mensal e o que sobrar pode ser investido``, explica.

O economista defende a ideia de se investir em previdência privada, uma vez que o dinheiro depositado irá complementar a aposentadoria. ``A pessoa deve ter em mente que guardar este dinheiro não deve ser sacrifício, mas sim uma maneira de não ser surpreendido no futuro, já que o que se recebe de aposentadoria é quase insuficiente para os gastos que a idade exige. É viável, sobretudo para os trabalhadores informais e aqueles profissionais que não possuem tanta estabilidade no emprego``, destaca. Já o consultor Emerson Castello Branco não aconselha o investimento em previdência privada. ``Em geral não vale a pena porque é mais viável a pessoa administrar seu próprio dinheiro, investindo em fundos de renda fixa ou ações, que dão um retorno maior``. Para ele, o prazo de rendimento da previdência privada diminui as chances do dinheiro crescer, se comparado a outros planos. ``A previdência privada não tem mobilidade, é o que a gente chama de -engessado-`

Nenhum comentário: