sexta-feira, 26 de março de 2010

Cadastro Empresarial mapeia negócios no Rio Grande do Norte

Publicação registra dados de questões como informalidade no estado e servirá de referência para ações do Sebrae

Uma radiografia dos negócios existentes na área urbana de todos os municípios do Rio Grande do Norte. Este é o perfil do Cadastro Empresarial do Rio Grande do Norte (CEMP), desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e que está na publicação ‘Negócios Potiguares’.

“A pesquisa do cadastro cobriu todos os municípios para mapear num só documento os empreendimentos produtivos. É uma ferramenta prática para quem deseja investir ou ampliar sua empresa, além de dar novos rumos à orientação prestada pelo Sebrae e subsídios às políticas públicas de apoio aos pequenos negócios”, enfatiza o superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto.

O diretor também destaca o papel das micro e pequenas empresas na economia do estado. “As empresas com até quatro trabalhadores foram responsáveis pela criação, em 2009, de mais de 15 mil empregos no Rio Grande do Norte. Foram elas que amenizaram o problema do desemprego”, acredita Melo, anunciando também que o estado já conta com 1.482 empreendedores individuais. A meta do Sebrae/RN é chegar a 13 mil empreendedores cadastrados nesta categoria.

Após minuciosa análise e cruzamento das informações reunidas no cadastro, chegou-se a resultados já esperados e a outros surpreendentes, segundo os responsáveis pela pesquisa. O CEMP revelou que mais da metade das empresas potiguares ainda atuam na informalidade. Dos 66.301 negócios classificados como produtivos, 60,9% são informais e somente 39,1% estão devidamente registrados. Foi verificado também que a maioria das empresas formais está concentrada nos setores de serviço (49,1%) e comércio (46,3%).

De acordo com o estudo, entre os negócios que funcionam sem registro, a situação é semelhante mas há uma predominância de concentração no setor comercial (56,9%) em relação ao de serviço (29,9%).

Essas informações serão utilizadas pelos gestores de projetos e pelos dirigentes na definição do direcionamento estratégico do Sebrae e serão disponibilizadas, através da Central Fácil, para o público que diariamente consulta a instituição sobre questões relativas à abertura e ao desenvolvimento de negócios.

A publicação foi lançada na segunda-feira (22), em Natal, em solenidade com a presença de empresários e autoridades.

Da Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário: