segunda-feira, 22 de março de 2010

Mulheres detêm 44% dos planos privados

Atualmente, 44% dos 13 milhões de planos de previdência ativos no País são de mulheres. Em 2000, dos cerca de cinco milhões de planos, 35% eram do público feminino

O interesse feminino em planejar o futuro cresce a cada ano, prova disso se está nos números da Federação Nacional da Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). Atualmente, 44% dos 13 milhões de planos de previdência privada ativos no País são de mulheres. Em 2000, dos cerca de cinco milhões de planos, 35% eram do público feminino. Para o vice presidente da Fenaprevi, Renato Russo, a tendência é ter cada vez mais mulheres na previdência. ``Sobretudo se levarmos em conta que hoje, segundo o IBGE, 35% dos lares brasileiros são sustentados por elas``, destaca.

A consolidação econômica feminina também é apontada por especialistas como o fator que tende a impulsionar a participação delas no mercado de previdência complementar. A expectativa de o público feminino atuar cada vez mais na administração financeira fez o Santander criar o Projeto Mulher. Entre os bancos de varejo (Itaú Unibanco, Bradesco, HSBC, Banco do Brasil), o Santander é o único que tem planos de previdência direcionados exclusivamente às mulheres.

As aplicações mensais, que terão condições especiais em março (mês do dia da mulher) na Previ Mulher, são de no mínimo R$ 100, com taxa de carregamento de 2% e de administração também de 2% sobre o valor investido.

Na Brasilprev, uma das maiores companhias de previdência privada e que trabalha sob a bandeira do Banco do Brasil, dos 1,19 milhão de clientes da empresa, 43% são do sexo feminino. Outros números da empresa indicam que o público feminino adquire planos de previdência complementar mais cedo do que os homens.

Do total de clientes mulheres, 44% têm até 30 anos. Já da clientela masculina, esse número é de apenas 37%. Apesar de serem a maioria, elas ainda são consideradas conservadoras. Atualmente, 43% dos investimentos de risco no mercado nacional são feitos por mulheres, segundo números da Fenaprevi. Em 2005, esse número era de apenas 17%.

Apesar de serem a maioria na procura pela previdência privada, as mulheres devem ficar de olho na idade em que se quer começar a investir no futuro. A servidora pública Áurea Martins decidiu abrir um plano de previdência privada faltando apenas seis anos para se aposentar, mas viu que o investimento não seria viável. ``Não vi muita vantagem por causa da minha idade, 49 anos, já que precisaria iniciar o plano investindo valores muito altos``, explica. A alternativa foi abrir um plano de previdência privada para o filho, de 23 anos. ``Comecei em janeiro deste ano a depositar R$ 100 todo mês para ele porque sei que não terá perdas e acaba sendo uma aposentadoria a mais para meu ele``, confessa. (HO)

E-Mais

>1. As empresas que atuam no ramo de Previdência Completar estão vinculadas ao Ministério da Fazenda e são regulamentadas e fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo que recebe mensalmente relatórios oficiais das entidades para apuração de todos os valores e aplicações.

>2. Segundo o superintendente estadual do Banco do Brasil, as contribuições realizadas pelos proponentes ao plano são aplicadas em um Fundo de Investimento em Cotas, ficando a critério do cliente optar pelas diversas modalidades oferecidas pelos bancos.

>3.Esses fundos combinam investimentos no mercado de renda fixa e no mercado acionário, em diferentes proporções.

Fonte: Caderno Negócios Jornal O Povo

Nenhum comentário: