segunda-feira, 16 de maio de 2011

Copa abre 215 oportunidades de negócios ligadas ao turismo

Das 448 oportunidades já identificadas no Rio Grande do Norte, 98 estão ligadas diretamente ao turismo e outras 117 possibilidades no segmento de produção associada ao turismo. O mapeamento, feito pela FGV, faz parte do projeto Sebrae na Copa, que será lançando em Natal no dia 31.

Cleonildo Mello

A realização da Copa de 2014 no Rio Grande do Norte abrirá 98 diferentes oportunidades para quem deseja empreender no segmento turístico. O dado vem do mapeamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o projeto Sebrae na Copa, que será lançado em Natal no dia 31 pelo diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barreto. Pelo levantamento, até agora foram identificadas 448 oportunidades, que envolvem 117 possibilidades de negócios também no setor de produção associada ao turismo, como é o caso do artesanato. Juntos, esses dois setores devem gerar 215 oportunidades para quem deseja apostar nesse ramo.

As informações foram repassadas pelo diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, na tarde desta quarta-feira (11), durante a segunda edição do Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte. O evento reuniu as principais lideranças do trade turístico potiguar para debater sobre os principais desafios do segmento. O superintendente proferiu palestra sobre a atuação do Sistema S no turismo do Estado e destacou as ações realizadas pelas instituições que compõem o sistema em prol do turismo.

A mundial de futebol foi uma das abordagens de José Ferreira em função do projeto Sebrae na Copa. A instituição espera investir em todo o país cerca de R$ 79,3 milhões até 2013 na geração de negócios, capacitação e desenvolvimento empresarial com foco no campeonato. De acordo com o superintendente, as ações do projeto estarão centradas na identificação de oportunidades, disseminação de informações, qualificação de requisitos inovadores, encontros de negócios, consultorias, treinamentos e ações de acesso a mercados. O alvo principal desse projeto são micro e pequenas empresas.

“Estaremos lançando oficialmente o projeto no Rio Grande do Norte junto com a governadora Rosalba Ciarlini e o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, em grande evento no dia 31”, anunciou José Ferreira. Ele adiantou que estão sendo planejadas ações direcionadas também aos segmentos do varejo e da construção civil. “Queremos incluir pequenos prestadores de serviços na construção do estádio Arena das Dunas”.

AÇÕES
Ele também destacou os projetos e ações do Sebrae que contribuem com o desenvolvimento do setor. Um deles é o Selo Turismo Melhor, uma outorga de qualidade concedida a empresas que passam por uma criteriosa avaliação de indicadores de qualidade. São parâmentos que incluem desde a sustentabilidade até as boas práticas.

“Temos 40 empresas participando dessa iniciativa neste ano e queremos ampliar esse número no próximo ano”, destacou. Ele ressaltou os resultados alcançados com o Roteiro do Seridó, uma ação do projeto Território Seridó. “Depois da intervenção do Sebrae, o número de leitos na região ampliou, assim como a qualidade dos restaurantes daquela área. Hoje, já temos no Seridó empresas fazendo receptivo, o que era impensável há alguns anos. É um bom exemplo de roteiro que tem dado resultado e, por isso, é um caso de sucesso nosso [do Estado]”, argumentou o superintendente do Sebrae-RN.

Durante a palestra, o executivo também falou sobre as perspectivas do setor para este ano. De acordo com pesquisa do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), ass atividades turísticas, como hotéis, agências de viagens e companhias aéreas, terão um impacto direto da ordem de 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil em 2011, o que representa uma cifra de R$ 129,6 bilhões. Se incluídas outras atividades que têm reflexos no turismo, como infraestrutura e outros serviços, o percentual é 9,5% do PIB – R$ 356,7 bilhões.

Segundo o superintende do Sebrae-RN, a previsão de faturamento das empresas envolvidas na setor para este ano será de R$ 4,7 bilhões. Receita gerada por empresas do segmento. Pelos cálculos do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares do RN (SHRBS), no Rio Grande do Norte, são cerca de 7 mil estabelecimentos formais ligados diretamente à atividade turística.

Por: Agência SEBRAE/RN de Notícias (www.rn.agenciasebrae.com.br)

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