sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sebrae retoma projeto para aumentar produção de frangos no RN

Serão oferecidos cursos de gestão, com ênfase no controle financeiro, eficiência energética e planejamento do negócio rural, para avicultores da região. Comm isso, pretende-se evitar gastos desnecessários e aumentar a rentabilidade do negócio.

Annapaula Freire e Cleonildo Mello

Produtores de aves da região do Trairi, no Rio Grande do Norte, serão beneficiados com a segunda etapa do Projeto de Avicultura do Sebrae-RN. O projeto será retomado para ampliar a oferta de frangos para o mercado internacional. Toda a produção dos avicultores potiguares será adquirida pela empresa Guaraves, situada na cidade de Guarabira (PB), que pretende comercializar os frangos no exterior. Atualmente, a empresa já fornece três milhões de aves por mês compradas na região.

O formato do projeto foi apresentado nesta semana em reunião no escritório regional do Sebrae no Trairi para mais de 50 avicultores das cidades de Barcelona, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Monte das Gameleiras, Ruy Barbosa, Santa Cruz, São Bento do Trairi, São José do Campestre, São Tomé, Serra de São Bento, Sítio Novo e Tangará. Inicialmente, o trabalho do Sebrae consistirá em realizar diagnóstico para identificar os principais entraves para o crescimento do setor no Estado e encontrar soluções para sanar os possíveis gargalos.

O projeto de apoio à avicultura teve início em 2003 e promoveu a integração dos envolvidos na cadeia produtiva, aproximando produtores de empresários, agentes financeiros e mercado. O foco desta etapa envolverá o desenvolvimento de capacitações e consultorias que incentivem a gestão financeira rural, uma vez que, devido à parceria com a empresa Guaraves, os avicultores têm garantida a venda da produção.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, as ações do projeto visam oferecer capacitação e dar uma visão mais empreendedora, tornando produtores em empreendedores rurais. “Essa expansão beneficiar mais produtores, ampliar o número de galpões e assim contribuir para o aumento da produção de aves no Estado”. Serão oferecidos cursos de gestão, com ênfase no controle financeiro, eficiência energética e planejamento do negócio rural, e, com isso, evitar gastos desnecessários e aumentar a rentabilidade do negócio. O diretor destacou as oportunidades comerciais que a Copa do Mundo pode trazer aos avicultores. “O mundial é uma excelente oportunidade de realizar negócios, mas precisamos tornar nossos produtos mais competitivos. Queremos apostar em inovação tecnológica já que a avicultura da região é um caso de sucesso”.

Outra frente de atuação do projeto será na aproximação entre produtores e instituições financeiras, já que uma das principais queixas dos avicultores é a dificuldade na obtenção de crédito para compra de equipamentos para expansão dos aviários. Por isso, um dos parceiros do projeto é o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). De acordo com o gerente regional do banco, Marcelo Cefas, uma linha de crédito especial será disponibilizada para o segmento com recursos vindos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O dinheiro será concedido mediante apresentação de proposta técnica de forma simplificada e poderá ser usado tanto na modernização quanto ampliação dos aviários. “Daremos garantias de que o trabalhador rural terá mais facilidade de obter crédito e potencializar sua produção. Essa linha de crédito atende bem do mini ao grande produtor, variando apenas a taxa de juros conforme a categoria”, disse o gerente.

Por: Agência SEBRAE/RN de Notícias

Nenhum comentário: