segunda-feira, 19 de março de 2012

Aprenda com pequenos empresários como fazer sucesso nas redes sociais

Não há fórmula mágica para conquistar seguidores ou fãs para a sua empresa nas redes sociais. Cada empreendedor deve buscar o tom mais adequado para se comunicar com seu público pela internet, de acordo com a realidade do seu negócio.

Mas é possível se inspirar em boas ideias. Conheça dez iniciativas criativas de pequenos empreendedores que tiveram sucesso ao divugar suas empresas nas mídias sociais. Eles dão dicas e ensinam como conseguiram, muitas vezes na tentativa e erro, encontrar boas estratégias para marcar presença na internet.

Como marcar presença nas mídias sociais

Produza:

Crie uma bela imagem com conteúdo:
Lydia Himmen, dona da Plus, uma galeria de arte online em Goiânia (GO), percebeu que, para seu negócio, o pulo do gato é a qualidade da imagem associada a um conteúdo bacana.
Por isso, ela prefere participar de redes sociais que oferecem ferramentas próprias para o tratamento e compartilhamento das fotos, como Flickr, Instagram e Tumblr.
O cuidado na produção das fotografias bem como dos comentários é fundamental. “Dá muito certo fazer contato com os artistas e postar o passo a passo da criação de uma obra. Arte envolve encantamento e esse processo de transformar as matérias primas em uma peça é mágico, as pessoas gostam de saber como foi feito, quais foram as etapas percorridas.”
No blog e no site institucional, há os links para outra boa ideia: a página das exposições. O internauta vê todas as obras, lê o texto produzido pelo artista para aquela exposição, escuta a trilha selecionada para fruição das peças, preenche a lista de presença e pode fazer o download do catálogo. No blog, há também o botão para acessar a loja virtual, tudo muito clean e interligado.

Prepare-se:

Entenda os mecanismos antes de usar
A capacitação foi, na opinião de Katia Stocco, dona da revista online feminina Shine Woman, o que fez com que sua empresa entrasse na rede da forma correta. Para ela, os empreendedores devem sempre buscar informações e cursos sobre mídias sociais para qualificarem sua presença nesses espaços.
Antes de lançar a revista eletrônica Shine Woman, ela fez um blog para desenvolver as habilidades que adquiria em um curso sobre redes sociais.
“Transformei o blog na revista.” E as mídias sociais vieram antes mesmo da criação desse portal. Facebook e Twitter serviram para criar o clima do lançamento da publicação eletrônica e trabalhar a marca.
“Causou uma expectativa entre os colaboradores do projeto e serviu para divulgar e observar o que as mulheres postavam, assuntos que se tornaram pautas da publicação.”

Interaja:

Alie interação com promoções
Outra dica importante vem de Uberlândia (MG). Lú Ferreira, dona da Ocasiões Especiais, loja virtual de presentes personalizados criativos e brindes para eventos, investe na interatividade com os clientes, que enviam fotos para serem publicadas nas páginas da empresa no Facebook e Twitter.
“As pessoas gostam de se ver, afinal, a rede é social. Acham legal também ver os produtos customizados para suas ocasiões especiais. Quem manda suas fotos com as peças entra em um cadastro para os sorteios. Todos lançamentos também são divulgados nas redes sociais.”
Lú também procura sempre alinhar o conteúdo de seus posts no Facebook aos produtos que oferece. “Primeiramente, busco as tendências de decoração ou em lembranças de casamento, aniversário e kits. Ligado a essas informações apresento as peças que desenvolvo na mesma linha, ou complementares.” A informação por ela postada agrega valor ao seu portfólio.

Comente:

Rotina da empreendedora é assunto
Lene Pires, dona da Cravo & Canela – loja de joias artesanais feitas em prata e elementos locais como fibras e algodão, sediada em Teresina (PI) –  aposta nos inúmeros afazeres que cumpre ao longo do dia para gerar “buzz” (buchicho) em suas páginas nas redes sociais.
Ela foi a Milão, na Itália, no ano passado, aprender novas técnicas de fabricação das peças e transformou o curso em assunto para vários posts. “No Natal, vendi horrores, porque as pessoas vinham à loja conhecer o que eu havia aprendido.”
A dica é encontrar, nos compromissos marcados na agenda, o gancho com o negócio. “Pode ser até uma viagem a passeio, mas o empreendedor está sempre absorvendo referências e mostrando seus produtos. Tenho sempre uma câmera comigo. As informações que servem para enriquecer minha pesquisa de produtos são fotografadas e postadas, com um comentário, bem como os encontros nos quais mostro meu portfólio.”

Agregue:

Atividades paralelas impulsionam negócio
A artesã Érika Martins descobriu que o conteúdo relevante para as páginas em redes sociais da Arte & Encanto – marca dos produtos que faz usando técnicas como cartonagem e entrelaçamento de pedrarias – não são as informações sobre as peças em si, mas um trabalho paralelo por ela desenvolvido. “Estou sempre dando cursos, oficinas, workshops.”
As redes sociais surgem como ambiente para anunciar esses eventos, comentar sobre o que vai ser ensinado e postar fotos. “Com isso, integro o produto e o serviço. Faço a propaganda do próximo encontro e gero renda duas vezes. Primeiramente, quando consigo a turma paga pela capacitação e, pela segunda vez, ao levar os objetos e montar, no fim das aulas, minibazares. Vendo muito nessas ocasiões”.
Outro ponto destacado pela artesã é a importância de se buscar grupos sobre assuntos específicos dentro das redes sociais, ligados ao seu negócio, e procurar fazer parte deles. “Estou em vários de artesanato. É fundamental para o network.”

Una forças:
Promova produtos em sites parceiros
Uma boa sacada de Alexandre Miranda, dono da Duetto Coleiras, loja especializada no acessório para cães, são as parcerias firmadas com outros vendedores de produtos para cachorros.
Ele e a sócia Natalie Foresta promovem seus produtos em fan pages desses parceiros, recebem e doam brindes para serem distribuídos ou servirem de premiação aos seguidores e fãs que participam de concursos por eles lançados nas mídias sociais.
“Assim, todos saem ganhando, porque consigo atingir o público dos parceiros com meus produtos e vice-versa. Compartilhamos cadastros e sempre linkamos as informações do post no qual anunciamos a promoção ao endereço eletrônico dos parceiros e eles fazem o mesmo.”
A Duetto também se vale das ferramentas que o próprio Facebook disponibiliza, como as enquetes, para conhecer mais sobre público: “as perguntas devem ser curtas, objetivas e, no nosso caso, deu certo dar três opções de resposta.”

Surfe na onda:

Aproveite movimentos espontâneos
O chef e dono do restaurante à la carte Quinta da XV, em Santos (SP), José Manuel de Paiva, percebeu que um hábito comum entre os clientes era fazer fotos dos pratos para compartilhar nas mídias sociais.
Decidiu, então, investir mais ainda na apresentação do que serve. “Incrementei ainda mais o visual.” E seu lema agora é: capriche no off-line para aparecer bem na fita online.
Para completar, Paiva posta, diariamente, o cardápio no Facebook, com uma fotografia bem produzida, a sugestão do dia e informações sobre as receitas. “É preciso redobrar o cuidado com as rotinas off-line quando se está online, porque reclamações na sua página podem se propagar com uma velocidade absurda. Você vai do céu ao inferno em minutos.”

Seja claro:

Crie um espaço virtual focado no seu produto
A lição da Madame Trapo, loja virtual especializada em bonecos de tecido com características lúdicas, vale a pena ser seguida por quem já tem um blog da empresa há mais tempo e começa a enfrentar os mesmo problemas que Eglair Quicollli vêm se deparando.
Como a dona da marca infantil segue à risca o ensinamento de postar conteúdo diversificado e ligado ao segmento no qual atua, e não apenas informações focadas em vendas, seus leitores começaram a confundir qual o seu negócio. “Dava, por exemplo, uma dica de moda infantil e as pessoas me procuravam perguntado onde podiam comprar aquela roupa.”
Por isso, está em curso o desenvolvimento do site institucional, que vai conter o blog. “O chamariz continua sendo o conteúdo do blog. Levo duas horas para fazer um post, porque vou a fundo, busco as fontes, referências interessantes, não me limito a replicar informações. Para estar presente de forma qualificada nas redes sociais, tem que ter gosto pela coisa.”

Forme opinião:

Relacione-se com formadores de opinião
Bia Moraes, dona da loja homônima de acessórios femininos em Ribeirão Preto (SP), obtém ótimos resultados – aumento de visitantes em seu blog e na fan page – por meio dos contatos com responsáveis por blogs de moda, beleza e outros temas ligados ao seu negócio.
Não há fórmula para criar relacionamento com essas blogueiras. “As abordagens são caso a caso. Há casos em que mandamos convites dos lançamentos das coleções. Para outras, começamos a conversa com um e-mail e, se autorizado, enviamos peças para elas vestirem e darem opinião.”
Há também as blogueiras pagas para postar conteúdo sobre a marca em seus perfis. “Antes de oferecer o patrocínio, é preciso identificar se aquela pessoa é, de fato, formadora de opinião na área que o empreendedor atua.”

Invista em quem sabe:
Empresário escolheu franquia antenada nas redes
O franqueado Nilson Brito, o primeiro da MyGloss, escolheu investir na rede pela presença do franqueador nas mídias sociais. “A forma como a marca se comunicava com as clientes, sempre de uma forma descontraída e com dicas interessantes de moda, foi decisiva.”
A dica do empreendedor para quem pretende entrar no franchising é escolher uma rede que já tenha presença qualificada nesses espaços. “A MyGloss tem mais de 400 mil seguidores, está sempre antenada para as redes sociais e o que sai no Facebook, realmente, esgota.”
Recentemente, a empresa lançou o comércio eletrônico dentro dessa plataforma. O franqueador prevê, no modelo de negócio, a instalação de equipamentos nas lojas que permitem às clientes fotografarem as produções e postarem as imagens na fan page da MyGloss ou em seus perfis pessoais.

Por: Izabela Ferreira Alves - UOL, em São Paulo

Um comentário:

Laboratorium disse...

Achamos muito legal seu blog e gostariamos de solicitar seu apoio na divulgacao do Desafio Sebrae 2012 - uma forma lúdica de aprender a empreender!

Segue abaixo um texto para que possa publicar no seu blog. Se precisar de mais informações acesse: http://www.blog.desafio.sebrae.com.br/

Desafio Sebrae está com inscrições abertas até o dia 18 de maio

Empreender pode parecer o mesmo que administrar uma empresa. Mas, não é. O empreendedorismo é muito mais, e se tornou a chave do sucesso empresarial. É importante não só para quem tem um negócio próprio, mas para toda a sociedade.Pois, cada nova empresa representa mais impostos, empregos e crescimento para o País.

O Desafio Sebrae dá ao jovem a oportunidade de viver na pele a experiência de empreender um negócio, colocando-o frente a frente com as dificuldades decorrentes da responsabilidade de administrar uma empresa.
Ao participar do Business Game, o participante tem de tomar decisões referentes a cada campo de sua empresa. Marketing, produção, reunião de diretoria, análise da concorrência, compra de insumos, contratação de funcionários e ampliação da fábrica são algumas das experiências com as quais os competidores se deparam. Cada decisão tomada pode influenciar o desempenho da empresa até o final do jogo. Por isso, a equipe precisa se concentrar e analisar muito bem todas as áreas do jogo antes de se decidir.


As dificuldades no caminho até a vitória são muitas. É necessário lidar com dívidas de empréstimos realizados, caixa negativo, greve de funcionários, encalhe de produtos, concorrência na frente, e muito mais.Todos esses problemas ocorrem por um motivo, e a equipe precisará descobrir suas causas para encontrar soluções.

Participe do maior business game do Brasil! Mais informações em: http://www.blog.desafio.sebrae.com.br/

Obrigado!
Equipe Desafio Sebrae 2012
http://www.blog.desafio.sebrae.com.br/