quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Histórias de sucesso são relatadas em livro editado pelo Sebrae

A publicação conta a trajetória de pessoas, empresas e instituições que fizeram de seus negócios um exemplo de empreendedorismo. O lançamento do livro será em Mossoró e faz parte das comemorações do Dia da Micro e Pequena Empresa.

Um grupo de 33 empresas envolvidas direta ou indiretamente com a cadeia produtiva do petróleo decidiu formar uma rede, a REDEPETRO RN, para ganhar mais competitividade em outubro de 2009. Naquele mesmo ano, a Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial Potiguar (COODAP) comemorava um feito inédito: trinta contêineres de melão cultivado pela comunidade de Pau Branco, em Mossoró, atravessam o atlântico com destino à Inglaterra.

Perto dali, em frente à Igreja de Santa Luzia, padroeira dos mossoroenses, a artesã Francisca Fernandes, hoje formalizada como Empreendedora Individual, em 2008 confeccionava pela primeira vez uma caricatura em biscuit, a do cantor jamaicano Bob Marley. Enquanto isso, o casal de empresários Pedro e Aurita Negócio decide esquecer o ramo de bonés e investir na fabricação de fardamentos para as indústrias petrolíferas e salineiras com a Pollybrindes.

As coincidências de datas, locais e momentos de conquistas para as pessoas, empresas e instituições citadas comprovam que a visão empreendedora pode ser determinante para transformar negócios aparentemente simples em exemplos de sucesso no mercado. As trajetórias desses quatro casos bem sucedidos na região de Mossoró estão reunidas no livro “Histórias de Sucesso do Empreendedor Potiguar III”, que será lançado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (5) – Dia da Micro e Pequena Empresa, às 18 horas, no Escritório Regional do Oeste, em Mossoró.

A publicação traz 13 casos de empresas e empreendedores que, com o apoio e consultoria do Sebrae-RN, alcançaram sucesso com os seus negócios e hoje são referência para as demais empresas nos referidos segmentos. O livro relata a trajetória de empreendimentos situados nas diversas regiões do Rio Grande do Norte, sendo cinco deles de Mossoró e regiões próximas. “Com a publicação desse livro, comprovamos a força do empreendedorismo nas diversas regiões e que nasce a partir de pessoas com visão, dispostas a encontrar diferenciais competitivos e vontade de fazer o melhor em seus segmentos”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

Com 126 páginas, a publicação conta histórias como dois projetos desenvolvidos pelo Sebrae-RN – o Natal Pensando Moda e a REDEPETRO RN - alcançaram êxito agregando diversas empresas ligadas à mesma cadeia produtiva. Comprova o valor do agronegócio, destacando a Farinha dos Anjos e o bom exemplo do melão da COODAP, além do artesanato, ao descrever a história das associações de artesãos mossoroenses e de Vera Cruz. No setor industrial, o livro descreve o fortalecimento da Ster Bom e da Pollybrindes, assim como a empresa transportadora Auto Peças São Paulo. Vem do turismo os casos do Restaurante e Cachaçaria Urca do Tubarão, Pousada Bella Vista e Pousada Casa de Taipa.

Por: Cleonildo Mello - Agência SEBRAE/RN de Notícias

2 comentários:

kiko prado disse...

Obrigado ao Café Empreendedor pela divulgação de casos de sucesso e é uma enorme honra a Pousada Casa de Taipa estar nesta terceira edição. Vale a pena ler o livro! Nós estamos no quinto ano e ontem o INPI ratificou o registro da marca "Pousada Casa de Taipa". Hoje, dia 10 de maio de 2012, estaremos recebendo a outorga do selo de qualidade "Turismo Melhor" - placa Ouro, pelo SEBRAE RN.

kiko prado disse...

Obrigado ao Café Empreendedor pela divulgação de casos de sucesso e é uma enorme honra a Pousada Casa de Taipa estar nesta terceira edição. Vale a pena ler o livro e entender quantas dificuldades precisam ser superadas e vencidas (com certeza são muitas e também bem variadas). Nós estamos no quinto ano e ontem o INPI ratificou o registro da marca "Pousada Casa de Taipa". Hoje, dia 10 de maio de 2012, estaremos recebendo a outorga do selo de qualidade "Turismo Melhor" - placa Ouro, pelo SEBRAE RN. Que as porcentagens de empresas de sucesso sejam maiores a cada ano! Abraços, kiko.